Anita Baker por Frenetic Records - é uma artista de Soul e R & B celebrada por seu alcance vocal de três oitavas

 


Anita Baker , voz poderosa e entrega emocional. Baker nasceu em 23 de janeiro de 1958 em Toledo, Ohio. 

Baker começou a cantar com o coral gospel de sua igreja em Detroit, e a música que ela tocava lá revelou seu amor e talento pela música. O som gospel mais tarde influenciaram sua carreira de cantora. Outras influências musicais de Baker incluem as cantoras de jazz Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan.

Em 1975, Baker decidiu seguir a carreira de assinante depois de ser convidada para uma audição para uma popular banda de funk de Detroit chamada Chapter 8. Baker se juntou ao grupo e eles lançaram um álbum com a Ariola Records em 1979. Logo após o lançamento do álbum, no entanto, a Ariola Records foi comprada pela Arista Records, que decidiu abandonar o Chapter 8 que  não se impressionou com os vocais de Baker e acreditava que ela não tinha qualidade de estrela. Desanimada, Baker deixou o negócio da música e conseguiu um emprego em um escritório de advocacia em Detroit. Em 1983, ela foi contratada por um antigo colega do Chapter 8 e pediu para gravar um álbum para sua gravadora Beverly Glen. Um álbum grosseiramente arranjado intitulado The Songstress logo foi lançado. O álbum chamou a atenção da Elektra Records, dando a Baker seu primeiro grande contrato com uma gravadora.


Com a Elektra Records, Baker lançou o álbum Rapture. O álbum e seu segundo single, “Sweet Love”, renderam a Baker suas primeiras vitórias no Grammy de Melhor Vocalista Feminina de R & B e Melhor Canção de R & B. Em 1988, ela lançou seu terceiro álbum, ``Giving You the Best I Got ``. O álbum rendeu a Baker mais três prêmios Grammy e cimentou seu estrelato. Dois anos depois, Baker lançou um álbum intitulado Compositions. O álbum era pessoal para Baker porque ela tinha maior controle sobre os processos de composição e produção. Embora Compositions tenha alcançado o top cinco no Pop and Soul Chart, não ganhou a aclamação da crítica de seus álbuns anteriores.

Baker lançou seu quarto álbum de estúdio, Rhythm of Love, em 1994, mas recusou-se a sair em turnê para que pudesse se concentrar em sua família, marido Walter Bridgforth e dois filhos.

Em 2000, Baker assinou com a Atlantic Records e começou a gravar novamente. No entanto, todo o álbum foi gravado em fitas defeituosas e nunca foi lançado. Em 2004, Baker assinou com a Blue Note Records e lançou seu primeiro álbum de estúdio em 10 anos, intitulado My Everything. O álbum alcançou o top dez no Pop and Soul Chart e rendeu a Baker outra indicação ao Grammy.

No total, Anita Baker ganhou oito prêmios Grammy, quatro American Music Awards e vários outros prêmios, incluindo uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Com quatro álbuns de platina e dois álbuns de ouro, Baker foi creditada por popularizar o gênero musical Urban Adult Contemporary.


Comentários