Parliament - Up For The Down Stroke por William Lima

 

 O álbum "Up For The Down Stroke" da banda Parliament, lançado em 1974 pelo selo Casablanca, marcou um importante capítulo na história do funk e da música afro-americana.

A banda Parliament foi formada por George Clinton, um visionário musical que desempenhou um papel fundamental na criação do P-Funk, um gênero que misturava elementos de funk, soul e psicodelia. George Clinton era uma figura carismática e inovadora para a banda. Ele liderou a Parliament em sua busca para criar uma nova forma de música, cheia de groove, energia e experimentação.

No entanto, houve problemas autorais relacionados ao nome "The Parliament". A disputa em questão envolvia questões contratuais e litígios relacionados ao nome da banda "The Parliaments". George Clinton e sua banda, que incluía músicos como Billy Bass Nelson, Eddie Hazel, Tawl Ross, Tiki Fulwood e Mickey Atkins, estavam insatisfeitos com os termos de seu contrato com a Revilot Records. Na verdade, George Clinton também liderava outra banda chamada "Funkadelic", que tinha uma sonoridade ligeiramente diferente, mas fazia parte do mesmo universo musical. Devido a questões contratuais, Clinton perdeu temporariamente os direitos do nome "Parliament" em 1970 e passou a concentrar seus esforços na banda "Funkadelic". Foi apenas em 1974, com o álbum "Up For The Down Stroke", que ele recuperou o nome "Parliament" e relançou a banda.
 

 O álbum "Up For The Down Stroke" foi um sucesso na Billboard, alcançando o número 10 na parada de álbuns de R&B e apresentando faixas de mesmo nome "Up For The Down Stroke" e "Testify". Este álbum marcou o ressurgimento da Parliament e preparou o terreno para a sua série de álbuns conceituais, incluindo o icônico "Mothership Connection" de 1975.

Grupo: Parliament
Álbum: Up For The Down Stroke
Selo: Casablanca ‎– NBLP 7002
Formato: Vinyl, LP, Album, Santa Maria Pressing
País: US
Lançado: Dec 1974
Gênero: Funk / Soul
Estilo: P.Funk


 
 
 

Comentários